Paralab participa na apresentação final do projecto BIOMIC

No dia 27 de Janeiro a Paralab participou no seminário final de apresentação do projeto BIOMIC às várias partes interessadas (stakeholders), em que Portugal esteve representado pela Agência Portuguesa do Ambiente, APA. Este seminário teve ainda a presença de várias autoridades do governo local espanhol e francês. Numa cerimónia realizada no auditório da Câmara Municipal de Santoña (Santander), os presentes reafirmaram o contributo do projeto para promover a proteção das zonas costeiras e a preservação da biodiversidade, e expressaram “a sua satisfação com os resultados alcançados”, bem como “o seu empenho em procurar a continuidade do projeto”.

O BIOMIC visou desenvolver um conjunto de ferramentas de bio-indicadores microbianos e tróficos que informem sobre o estado ecológico das zonas costeiras, o que permitirá avaliar e desenvolver a transferibilidade de uma ferramenta de indicador trófico, já testada em França, Espanha e Portugal.

O indicador trófico existente será complementado pelo desenvolvimento de bio-indicadores microbianos baseados em abordagens de ADN ambiental (eDNA). A nova ferramenta será implementada tendo em conta a representatividade e variedade dos ambientes costeiros e de transição no SUDOE.

O BIOMIC, baseou-se na cooperação entre a comunidade científica, as administrações públicas, o sector privado e a transferência de tecnologia, e contribuirá para o desenvolvimento de uma estratégia comum no SUDOE (costas mediterrânica e atlântica: França, Espanha e Portugal).

O projecto foi coordenado pela Université de Pau et des Pays de l’Adour e envolveu como parceiros as universidades de La Rochelle, das Ilhas Baleares e do Porto, a PARALAB SA, o Centro Público Andaluz de Novas Tecnologias da Água (CENTA), Aquitaine Science Transfert, Union des Marais de la Charente Maritime, Laboratoires des Pyrénées et des Landes, a Mancomunidad de Municipios Sostenibles de Cantabria (MMS) e o Conselho Provincial de Huelva.

Com uma duração de 28 meses, o projeto termina neste Fevereiro, e a Paralab reconhece o êxito da gestão e orgulha-se de ter contribuído para o seu sucesso.

  • Partilhar: