Principais aplicações para o Zetasizer

Em que áreas pode ser usado o Zetasizer?

Nas últimas duas décadas, o Zetasizer tem sido o standard da indústria para análises de dispersão de luz dinâmica numa gama ampla de partículas e materiais.

O lançamento do Zetasizer Pro e do Zetasizer Ultra é uma boa razão para resumir as áreas de aplicação chave para tecnologia de dispersão de luz dinâmica (DLS) e eletroforética (ELS)! Onde podemos encontrar os Zetasizers?

Biociências e biofarmacêuticas: Um simples screening da pureza e estabilidade pode ajudar no desenvolvimento de formulações. Tempo, temperatura, pH e taxa de corte podem ter impacto em moléculas biológicas e provocar agregação, que é detetada pelos Zetasizer.

Farmacêutica e Drug Delivery: Os medicamentos devem ser administrados com segurança, sendo a qualidade da dispersão e a estabilidade atributos críticos de qualidade (CQAs). Os sistemas Zetasizer podem ajudar a acelerar o desenvolvimento de formulações e do produto final, permitindo antecipar insights no pipeline de desenvolvimento.

Tintas e revestimentos: A estabilidade das formulações de suspensões de nanopartículas é importante e tanto o tamanho como o potencial zeta ajudam a otimizar o desempenho do produto. A análise NIBS (non-invasive back-scatter) pode ser usada numa ampla gama de concentrações, sem ou com o mínimo de diluição, fazendo com que os Zetasizer sejam ferramentas recomendadas para estas aplicações.

Nanomateriais avançados: O potencial da nanotecnologia está numa maior área de superfície disponível e nas interações de superfície numa escala muito menor. Materiais como grafeno, catalisadores e nanotubos são promissores e o seu comportamento químico e em suspensão abre um campo de possibilidades. A alta sensibilidade e o pequeno volume de amostra exigido pelos Zetasizer podem ajudar a orientar na fase inicial da I&D do projeto.

Alimentar e bebidas: A aparência, estabilidade e emulsão dos aromas são influenciados por algumas das propriedades na nanoescala que a dispersão de luz pode medir – não apenas o tamanho das partículas, mas também a carga das partículas, ambas medidas pelos sistemas Zetasizer, podem influenciar o produto final e ajudar a evitar que se mantenha nas prateleiras.

Produtos de consumo que vão desde detergentes a cosméticos. A compreensão da estabilidade coloidal e o controlo ou ajuste de parâmetros de desempenho ajudam a orientar o desenvolvimento de produtos à frente da concorrência em bens de consumo de alto volume, onde a precisão do controlo de qualidade pode fazer toda a diferença na percepção do consumidor final.

O Zetasizer é neste momento um instrumento analítico essencial em muitos ambientes académicos e laboratórios de investigação, com dezenas de milhares de publicações científicas que atestam a ampla gama de aplicação.

A facilidade de uso e a fiabilidade dos Zetasizer ajudaram a torná-los na ferramenta favorita para a determinação do tamanho médio e do potencial zeta de partículas.

  • Partilhar: