Oxford Instruments | Desbloqueando a Análise de Óleos e Gorduras
Análise de Óleos e Gorduras utilizando o RMN de domínio de tempo e Espectroscopia NMR de bancada
O teor de óleos e gorduras nos alimentos é um fator crítico, uma vez que uma dieta saudável é, cada vez mais, uma preocupação para os consumidores.
Isto significa que os fabricantes devem assegurar a medição precisa, rápida e segura de gorduras e óleos numa variedade de alimentos, incluindo os inimigos de uma dieta saudável: snacks e chocolates. Além disso, a presença de óleos é um fator determinante na textura, no paladar, no sabor e na qualidade, pelo que é vital assegurar a consistência ao longo de todo o processo de produção. A ressonância magnética nuclear (RMN) pode ajudar neste objetivo através de um método rápido, simples e preciso de medição de gorduras e óleos.
O controlo cuidadoso dos óleos e gorduras nos snacks é essencial para assegurar a consistência do produto na indústria global de snacks. Este corresponde a um dos segmentos alimentares de maior crescimento na atualidade.
É uma indústria altamente competitiva onde o sucesso requer alta qualidade e, acima de tudo, um produto consistente para assegurar o consumo repetido. Do mesmo modo, no sector do chocolate, a atração do consumidor baseia-se na qualidade e consistência.
Consequentemente, é essencial quantificar o teor de gordura durante a transformação para atingir os parâmetros de qualidade necessários.
Mais simples, rápido e flexível
Tradicionalmente, a quantificação do teor de gordura significaria utilizar a extração com solvente, que leva 2 a 3 horas a obter um resultado e não seria compatível com o controlo do processo.
Cada vez mais, a espectrofotometria NIR está a ser utilizada tanto online como offline. No entanto, é muito sensível às propriedades físicas, incluindo tamanho das partículas, cor, etc… o que significa que requer complicadas calibrações de “caixa negra” para prever concentrações. Não só as calibrações são frequentemente propriedade do fabricante do equipamento, como também não há forma de saber se as amostras medidas estão representadas na calibração e se os resultados fornecidos estão corretos. O RMN de domínio temporal, por outro lado, dá aos utilizadores a propriedade e controlo completos das calibrações, que são simples e lineares.
Seja para snacks ou para chocolate, o analisador RMN de bancada MQC+ pemite medições rápidas, precisas e sem solventes que são normalmente utilizadas para controlo de produção nas principais fábricas em todo o mundo, em muitos casos para verificar resultados dos NIR online. Além disso, a RMN não requer a utilização de solventes ou procedimentos complicados de preparação de amostras, o que significa que a maioria dos utilizadores pode executá-la rapidamente com o mínimo de formação.
O equipamento pode, também, medir a gordura láctea em pó, a fórmula nutricional e os ingredientes alimentares – basicamente qualquer amostra de baixa humidade. Isto dá aos fabricantes uma plataforma versátil e acessível para análises detalhadas.
Um Processo Intuitivo de Controlo de Qualidade para Fabricantes de Alimentos
A técnica analítica subjacente baseia-se em medições diretas da resposta RMN obtida a partir da gordura em produtos alimentares, normalizada pela massa da amostra. O teor de gordura é quantificado através da calibração do sinal RMN por grama de amostra versus a concentração determinada por uma técnica de referência adequada. Na prática, este é um processo que demora apenas alguns minutos, utilizando uma interface intuitiva e de fácil utilização e sem solventes ou produtos químicos perigosos.
Determinação da composição de ácidos gordos e identificação de adulterações.
Além disso, a Oxford Instruments oferece espectrómetros de RMN de bancada que quantificam perfis de ácidos gordos (saturados, monoinsaturados, polinsaturados e omega-3), bem como distinguem entre diferentes tipos de óleo/ gordura para autenticação alimentar (por exemplo, café, carne, argão e azeite).
Esta análise dos triglicéridos funciona através da análise do espectro RMN 60 MHz de alta resolução de uma amostra de óleo ou gordura, tal como está ou extraída de uma amostra alimentar. O tempo total de medição com o espectrómetro X-Pulse NMR, incluindo a preparação da amostra, é tipicamente inferior a 5 minutos para a maioria das amostras.
Fonte: Oxford Instruments